Situação encontrada
As correias usualmente aplicadas pelo cliente, trabalhavam na saída de um equipamento Press Blanking, após o desbobinador de chapas. As peças cortadas se destinavam a confecção de painéis externos de automóveis em seu cliente final, uma renomada montadora, e devido ao acúmulo de óleo na correia, decorrente do que se soltava da chapa na correia, a mesma sofria com esse ataque químico, fazendo com que o material da esteira começasse a ressecar e se soltar na chapa.
Era comum a ruptura precoce da emenda da correia, bem como a causar retrabalho nas chapas na montadora ou no próprio prestador de serviço, ocasionado pelos resíduos de correia, provocando perda de matéria prima e muitas vezes até danificando a ferramenta da prensa. Também não era raro ocorrer o corte da correia devido a fragilidade da mesma, quando a chapa adentrava o transportador fora do seu posicionamento.
Solução proposta
Ao aplicarmos a correia em PU Homogêneo FRG-3, especialmente desenvolvida para suportar ao ataque de óleos e por possuir excelente resistência ao corte, promovemos um grande avanço nessa aplicação. Contudo, ainda buscando o melhor desempenho de nosso produto, a Volta desenvolveu uma espécie de “couraça” para a correia, com a aplicação de guias de PU da mesma composição da correia, posicionadas a 100mm uma da outra, e com uma altura de 6,5mm.
Dessa forma, as guias diminuíram drasticamente a área de contado da chapa com a correia, e consequentemente quantidade de resíduos gerados pelo atrito da correia com as guias, além de dar maior resistência ao conjunto, devido ao fato da chapa não atingir diretamente a correia.
Também como consequência da aplicação das guias, foram abertos canais no rolo de retorno, que passaram a agir como coadjuvantes no alinhamento da correia.
Outro ponto importante, foi o fato de que como o PU não absorve o óleo como o PVC e tecidos que compõem as correias comuns, a mesma também pode passar por pequenos reparos em casos de acidente, com enxertos de guias ou de material de correia.
Resultado
Como resultado, além da solução aos recorrentes problemas com resíduos de correias nas chapas, a empresa obteve uma considerável redução nos custos, com um aumento médio na durabilidade das correias de 4 vezes ao modelo utilizado anteriormente.
A Volta Correias conta com um departamento técnico altamente capacitado para lhe ajudar a encontrar soluções para aumento na eficiência de seus processos fabris com correias transportadoras. Entre em contato conosco e conheça mais.