As empresas de alimentos e bebidas devem cumprir padrões rígidos que indicam o tipo de equipamento que podem usar em suas operações de produção. Esses requisitos e restrições são aplicados para garantir a segurança dos consumidores, pois o equipamento errado pode levar à contaminação do produto. Eles podem se aplicar a todo o equipamento, bem como aos componentes individuais, como as mangueiras de transferência.
Nos Estados Unidos, as mangueiras de grau alimentício devem ser projetadas e construídas de acordo com as especificações delineadas pela Food and Drug Administration (FDA). Isso garante que eles permitam a transferência limpa e segura de materiais alimentares. Embora esses componentes tenham inúmeras variações, diferindo em relação ao tamanho, classificação de pressão e classificação de temperatura para atender às diferentes necessidades do cliente, eles também têm algumas características comuns.
Abaixo, destacamos as características compartilhadas das mangueiras de grau alimentício, bem como delineamos algumas de suas aplicações típicas.
Características principais de mangueiras de grau alimentício
As mangueiras de grau alimentício são feitas de materiais flexíveis, como poliuretano, cloreto de polivinila (PVC) ou borracha termoplástica. Além disso, eles normalmente têm um fio helicoidal interno feito de aço mola ou aço inoxidável que fornece resistência e durabilidade ao conjunto geral. Embora possam se parecer com outros tipos de mangueiras, eles diferem deles nas seguintes maneiras:
- Construção não tóxica e não metálica. Os componentes metálicos são suscetíveis à corrosão, o que pode levar à contaminação do produto durante as operações de produção. Plásticos e borrachas oferecem uma resistência inerente à corrosão, tornando-os ideais para equipamentos usados ??em operações de alimentos e bebidas.
- Excelente durabilidade. As mangueiras de grau alimentício são projetadas para resistir às condições adversas encontradas em instalações de processamento de alimentos (por exemplo, altas temperaturas e pressões). Como resultado, geralmente são mais duráveis ??do que outros tipos de mangueiras.
- Capacidade de pressão. Muitas operações de processamento de alimentos dependem da manutenção de várias condições de pressão. Mangueiras de qualidade alimentar são capazes de atingir e sustentar níveis específicos de pressão e vácuo, conforme necessário.
- Design inodoro / insípido. As mangueiras de grau alimentício são projetadas para não adicionar odores, contaminação ou sabores ao material transportado, o que ajuda a manter a integridade do sabor e aroma do produto final.
?
Aplicações típicas de mangueiras de grau alimentício
Em aplicações de processamento de alimentos, mangueiras de qualidade alimentar são geralmente usadas para transportar materiais secos a granel, como cereais, farinha e açúcar. Eles também são usados ??em operações de produção farmacêutica para o transporte de cápsulas e comprimidos. Em ambos os casos, as mangueiras de grau alimentício Flexaust são feitas com materiais aceitáveis ??pelo FDA e, se necessário, com os padrões do USDA para contato com alimentos.
Essas mangueiras podem ser cortadas em comprimentos diferentes e equipadas com vários acessórios. Essa personalização garante que a montagem da mangueira atenda aos requisitos de equipamento e operação.
As mangueiras de grau alimentício são um elemento crítico de muitas operações de processamento de alimentos. Precisa de componentes de mangueira de qualidade para sua unidade de produção de alimentos? Fale com a Volta hoje mesmo.
Nossas mangueiras de grau alimentício são adequadas para qualquer operação leve de manuseio de materiais envolvendo alimentos sólidos e pós. Embora venham em uma variedade de materiais e tamanhos, todos eles são feitos com materiais aceitáveis ??pelo FDA. As aplicações típicas para esses produtos de mangueira incluem:
- Ventilação de fábrica de alimentos
- Fabricação de cereais
- Fabricação de cosméticos
- Manufatura Farmacêutica
- Fabricação de açúcar
- Fabricação de farinha
- Fabricação de especiarias
- Fabricação de tablets