Soluções e prevenções de desgastes em Correias Transportadoras

Soluções e prevenções de desgastes em Correias Transportadoras

Correias transportadoras

As correias transportadoras tem o objetivo de mover objetos/materiais de um local para outro, promovendo um fluxo contínuo de materiais (desde pequenos até os mais volumosos) em diversas operações. São muito utilizadas em toda indústria de produção e processamento nos mais diversos setores pois geram a otimização de tempo e produzem em grande escala.

As correias transportadoras são constituídas basicamente por uma estrutura resistente, conhecida como carcaça; revestimentos nas duas faces e pelas suas orlas, ou bordas e têm diversas modalidades, materiais e espessuras diferentes, que interferem e definem diretamente como será seu funcionamento e sua longevidade.

Embora as diferenças, ainda ocorrem desgastes e problemas comuns a todos os modelos de correias transportadoras, e, muitas vezes, podem ser tratados ou evitados da mesma maneira. Por isso, produzimos esse artigo que vai te nortear em como solucionar e até mesmo prevenir os desgastes, proporcionando assim, uma manutenção preventiva que evita perdas tanto de tempo quanto dinheiro, bem como garante a operação eficiente da correia transportadora, minimizando ou evitando quebras futuras. 

Soluções e prevenções de desgastes em Correias Transportadoras

  • É de suma importância estar atento aos alinhamentos das correias transportadoras, basta uma régua ou até mesmo um cordão para certificar-se de que não há um desvio ao longo da estrutura em que se encontra o equipamento;
  • Os tambores devem estar alinhados perpendicularmente à linha de centro do transportador e paralelos entre si;
  • A limpeza também é essencial para os cuidados com as correias transportadoras. É primordial a atenção na higiene das correias e estar garantido de que não há acúmulos de substâncias, que causem irregularidades, como alteração no diâmetro e desalinhamento;
  • Outra maneira de prevenir e diagnosticar algum tipo de desgaste é verificar se há algum aumento irregular na energia elétrica, devido à alguma falha que cause este desperdício. Também verificando sempre se foi efetuado o desligamento de forma correta;
  • Verificar sempre se não há patinagem e desalinhamentos na transmissão;
  • Por último e não menos importante, atente-se à distribuição de peso bem feita ao longo da correia, para que não cause algum desgaste por peso em alguma área específica.

Fica a dica: para aumentar a durabilidade de sua correia transportadora é interessante a utilização de revestimentos. Entre em contato e saiba mais sobre qual revestimento utilizar.

A Volta Correias

Com mais de 20 anos no Brasil, a Volta Correias tem sua história marcada pela inovação e vanguarda no fornecimento de soluções para a indústria. Contamos com excelentes técnicos capacitados para lhe ajudar no desenvolvimento de projetos específicos para sua demanda. Com uma linha de correias transportadoras reconhecida mundialmente por sua qualidade, nós podemos ajudar você a revolucionar sua linha de produção! Entre em contato conosco e saiba mais.

Estamos à disposição, de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Entre em contato:

E-mail: contato@correiasvolta.com.br.

Telefone: (11) 3855-8388.

WhatsApp: (11) 93232-8268.