O que torna um ambiente potencialmente perigoso, mas comum em sua fábrica, silos de grãos, instalação de manufatura ou depósito?
A resposta é o acúmulo de poeira. A poeira no ambiente industrial tem o risco adicional de se tornar poeira combustível, que nas condições certas pode causar uma explosão e incêndio. A ameaça de explosão aumenta à medida que a poeira se acumula em superfícies planas, como vigas, dutos e fendas internas. Bastaria uma pequena faísca para desencadear uma explosão que poderia causar muitos danos.
O que é pó combustível e como ocorrem as explosões de pó?
Poeira combustível é qualquer material ou substância fina que tem a capacidade de pegar fogo e explodir quando misturada com oxigênio. Quando há acúmulo de partículas de poeira em quantidade e concentração suficientes, ocorre a deflagração. A deflagração é a combustão rápida que causa uma explosão. Freqüentemente, a explosão inicial faz com que mais poeira se acumule no ar, danificando dutos ou sistemas de coleta de poeira. Isso pode causar uma explosão de poeira secundária, muitas vezes mais destrutiva do que a primeira devido à grande concentração de poeira, gerando explosões em cadeia.
Quais materiais causam poeira combustível?
O material de origem para explosões de poeira combustível historicamente inclui pó de madeira, pó de metal, pó de açúcar, pó de polietileno, pó de grãos e pó de carvão. Outros materiais que podem se tornar poeira combustível incluem produtos agrícolas, poeira agrícola originada de grãos, poeira carbonosa, poeira química, poeira de metal e poeira de plástico. Indústrias e locais de trabalho em que é provável que ocorram explosões de poeira incluem as indústrias de madeira, alimentos, química, metal, plástico / borracha e serviços públicos, bem como elevadores de grãos, instalações de reciclagem e usinas movidas a carvão.
Como podem ser evitadas explosões de poeira combustível?
OSHA, a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional, tem normas federais obrigatórias para o local de trabalho, que incluem ações para combater os riscos de poeira combustível. Esses padrões contêm regulamentos para superfícies de caminhada e de trabalho, controles ambientais gerais, manuseio e armazenamento de materiais e substâncias tóxicas e perigosas. OSHA também oferece recomendações para controle de poeira, controle de ignição e métodos de controle de lesões e danos. Ao realizar uma avaliação de risco de suas instalações regularmente, o potencial para uma explosão de poeira combustível pode ser reduzido.
Também é importante certificar-se de que a poeira não se acumule em nenhuma superfície horizontal, como peitoris de janelas ou luminárias, ou em áreas onde a poeira pode se acumular despercebida. Outra medida preventiva é que suas instalações tenham sistemas de coleta de poeira projetados especificamente para controlar a poeira. Esses sistemas são importantes para ajudar a manter um ambiente livre de poeira. Os aspiradores especificamente aprovados para coleta de pó são os únicos que devem ser usados. Uma instalação também deve ter um programa de limpeza com cronogramas regulares de limpeza e inspeções para tentar minimizar o acúmulo de poeira.
A Flexaust fabrica as mangueiras mais duráveis, resistentes e flexíveis para aplicações industriais e comerciais há 75 anos. Nossas linhas de produtos incluem uma variedade de mangueiras feitas especificamente para a coleta de poeira e dissipação de eletricidade estática.
Consulte a equipe da Correias Volta, e conheça nossas soluções em aspiração de pó e partículas eletricamente carregadas em ambientes potencialmente explosivos!