Regras básicas para limpeza de uma correia transportadora

Regras básicas para limpeza de uma correia transportadora

Cada sistema de transporte por correias demanda procedimentos diferentes para sua limpeza, no entanto apresentaremos alguns pontos básicos a serem observados.

Ao limpar um transportador, sempre limpe de cima para baixo e do centro para fora. Este será o método mais eficiente.

1. Limpeza a seco

Remova grandes pedaços de detritos da correia/corrente. Certifique-se de que as engrenagens, eixos e recursos de suporte (trilhos de guia, suportes de produto, etc.) também estejam limpos de detritos.

2. Pré-enxágue

Enxágue o sistema de transporte com água aquecida a 52-54 ° C (125-130 ° F) e a uma pressão de 150-300 psi (10-20 bar).

3. Limpeza

Aplique o detergente selecionado ao transportador a uma pressão de 150 psi (10 bar). Deixe o detergente agir por 10-15 minutos, mas não deixe secar, pois isso pode criar um acúmulo de produto químico que é mais difícil de remover.

4. Enxágue e inspecione

Enxágue fortemente o transportador a 40-60 psi (2,8-4,1 bar) com água a 52-54 ° C (125-130 ° F). Em seguida, inspecione o transportador e certifique-se de que os detritos, detergentes, água e outros resíduos foram removidos. Use a visão, o olfato e o tato. Deve-se ter cuidado ao usar detergentes fortes.

5. Pré-opere a correia

Inspecione novamente o transportador e certifique-se de que todo o detergente químico foi removido do transportador. Para garantir isso, o uso de tiras de pH (papel de tornassol) garantirá que qualquer solução básica foi removida. Opere o transportador lentamente para ajudar a secar e remover a água acumulada do solo ao redor enquanto o transportador está secando.

6. Inspecione e libere para higienização

Inspecione a correia novamente usando a análise sensorial para detectar a presença de bactérias. Para verificar a presença de bactérias, o teste de trifosfato de adenosina (ATP) deve ser usado. O ATP está presente em todas as células animais, vegetais, de fermento e de fungos. Se o teste de ATP mostrar que algum deles existe, limpe a área detectada. Lubrifique novamente o transportador, se necessário. Em seguida, solte a correia para higienização.

7. Sanitização

Execute o transportador novamente em uma velocidade lenta e aplique o desinfetante em pequenas concentrações conforme orientação do fabricante para que o transportador não precise ser enxaguado. Operar o transportador durante este processo irá garantir que todas as partes do transportador foram expostas ao desinfetante. Limpe qualquer desinfetante acumulado e lave pelo ralo.