Cada sistema de transporte por correias demanda procedimentos diferentes para sua limpeza, no entanto apresentaremos alguns pontos básicos a serem observados.
Ao limpar um transportador, sempre limpe de cima para baixo e do centro para fora. Este será o método mais eficiente.
1. Limpeza a seco
Remova grandes pedaços de detritos da correia/corrente. Certifique-se de que as engrenagens, eixos e recursos de suporte (trilhos de guia, suportes de produto, etc.) também estejam limpos de detritos.
2. Pré-enxágue
Enxágue o sistema de transporte com água aquecida a 52-54 ° C (125-130 ° F) e a uma pressão de 150-300 psi (10-20 bar).
3. Limpeza
Aplique o detergente selecionado ao transportador a uma pressão de 150 psi (10 bar). Deixe o detergente agir por 10-15 minutos, mas não deixe secar, pois isso pode criar um acúmulo de produto químico que é mais difícil de remover.
4. Enxágue e inspecione
Enxágue fortemente o transportador a 40-60 psi (2,8-4,1 bar) com água a 52-54 ° C (125-130 ° F). Em seguida, inspecione o transportador e certifique-se de que os detritos, detergentes, água e outros resíduos foram removidos. Use a visão, o olfato e o tato. Deve-se ter cuidado ao usar detergentes fortes.
5. Pré-opere a correia
Inspecione novamente o transportador e certifique-se de que todo o detergente químico foi removido do transportador. Para garantir isso, o uso de tiras de pH (papel de tornassol) garantirá que qualquer solução básica foi removida. Opere o transportador lentamente para ajudar a secar e remover a água acumulada do solo ao redor enquanto o transportador está secando.
6. Inspecione e libere para higienização
Inspecione a correia novamente usando a análise sensorial para detectar a presença de bactérias. Para verificar a presença de bactérias, o teste de trifosfato de adenosina (ATP) deve ser usado. O ATP está presente em todas as células animais, vegetais, de fermento e de fungos. Se o teste de ATP mostrar que algum deles existe, limpe a área detectada. Lubrifique novamente o transportador, se necessário. Em seguida, solte a correia para higienização.
7. Sanitização
Execute o transportador novamente em uma velocidade lenta e aplique o desinfetante em pequenas concentrações conforme orientação do fabricante para que o transportador não precise ser enxaguado. Operar o transportador durante este processo irá garantir que todas as partes do transportador foram expostas ao desinfetante. Limpe qualquer desinfetante acumulado e lave pelo ralo.