O raio de curvatura de uma mangueira determina o ângulo a que uma mangueira pode se curvar com segurança durante o serviço. Compreender o raio de curvatura ajuda a garantir que uma mangueira tenha a resistência e a funcionalidade necessárias para o caso de uso pretendido. Deixar de levar em conta os limites do raio de dobra acabará por causar danos às mangueiras e encurtar sua vida útil de serviço.
O que é Bend Radius?
O raio de curvatura mínimo representa a distância mínima que uma mangueira pode ser dobrada sem causar danos permanentes. Existem duas maneiras diferentes de medir o raio de curvatura mínimo - raio interno ou raio da linha de centro.
O raio interno mede o raio da mangueira dobrada até sua superfície mais interna. O raio da linha de centro mede o raio até a linha de centro da mangueira ou duto flexível.
Na Flexaust, usamos o método de medição do raio de curvatura da linha central ao determinar os comprimentos de mangueira apropriados.
A maioria das mangueiras deve se dobrar com frequência durante sua vida útil, portanto, considerar os requisitos de flexibilidade com antecedência geralmente evita muitos problemas a longo prazo.
Dobrar uma mangueira de forma mais acentuada do que o permitido por seu projeto coloca uma tensão indevida em seus reforços. Isso pode causar dobras e distorções na mangueira, o que diminuirá visivelmente sua vida útil e funcionalidade. Além disso, dobrar excessivamente uma mangueira pode facilmente restringir o fluxo, levando a mais complicações.
Para evitar esses problemas, os usuários devem calcular o raio de curvatura mínimo para determinar o comprimento mínimo da mangueira necessária para uma determinada aplicação.