Embora exista uma grande variedade de tipos de correias transportadoras, cada transportador inclui:
• uma correia, balde, parafuso, vibrando bandeja, tubo ou alguns outros meios para lidar com o material a ser transportado
• um mecanismo de acionamento de algum tipo, muitas vezes, uma unidade de velocidade ajustável ou mecanismo de potência, que permite o controlo da velocidade do dispositivo
• uma estrutura ou suporte para apoiar o transportador
• controlador do motor para iniciar, parar, acelerar ou desacelerar o acionamento do transportador
Um sistema transportador motorizado básico geralmente consiste em uma correia que se move continuamente por cima de tambores rotativos ou duas polias finais, ou um sistema que é puxado por motores. O “leito” do transportador é a parte do transportador sobre a qual a carga ou meio de transporte repousa ou desliza enquanto está sendo transportada. O termo "leito" também pode se referir à profundidade do material que está sendo processado ao transportar material a granel.
Um transportador do tipo "calha" é um canal que contém o material sendo transportado; pode ser aberto ou equipado com uma tampa.
Projeto sanitário para manuseio de alimentos
As correias transportadoras usadas ??para produção de alimentos devem ser projetadas, fabricadas, construídas e instaladas de acordo com os sólidos princípios de projeto sanitário. As correias transportadoras, como todos os equipamentos usados ??para a produção de alimentos, devem oferecer superfícies resistentes à corrosão, além da instalação de uma maneira que permita limpeza e inspeção de modo simplificado.