As correias de transmissão de força são usadas há mais de 200 anos. As primeiras correias eram planas e funcionavam com polias planas. Mais tarde, corda de algodão ou cânhamo foi usada com polias com ranhura em V para reduzir a tensão da correia. Isso levou ao desenvolvimento da correia em V de borracha vulcanizada em 1917. A necessidade de eliminar as variações de velocidade levou ao desenvolvimento de correias sincronizadas ou dentadas por volta de 1950 e ao desenvolvimento posterior de materiais de elastômero reforçados com tecido.
Hoje, correias planas, em V e síncronas ainda estão sendo usadas na transmissão de força. Quando comparadas a outras formas de transmissão de força, as correias oferecem uma boa combinação de flexibilidade, baixo custo, instalação e manutenção simples e requisitos mínimos de espaço.
O equipamento acionado por correia usa componentes prontamente disponíveis. As peças de reposição podem ser facilmente obtidas nos distribuidores locais. Essa disponibilidade reduz o tempo de inatividade e o estoque. As polias e polias são geralmente mais baratas do que as rodas dentadas de transmissão por corrente e apresentam pouco desgaste durante longos períodos de operação.
Tipos de correia
Todas as correias de transmissão de força são acionadas por fricção ou acionamento positivo. As correias de transmissão de fricção dependem do atrito entre a correia e a polia para transmitir potência. Eles exigem tensão para manter a quantidade certa de atrito. As correias planas são a forma mais pura de acionamento de fricção, enquanto as correias em V têm um efeito multiplicador de fricção devido à ação de cunha na polia.
O acionamento positivo ou as correias síncronas dependem do engate dos dentes da correia com ranhuras na polia. Não há deslizamento com este cinto, exceto para catraca ou salto de dente.