Mangueiras de exaustão

Mangueiras de exaustão

A transferência segura de fluidos é importante em qualquer indústria. Usar o tipo incorreto de mangueira pode ter efeitos devastadores, tais como: exposição química, vazamentos, explosão, incêndio, eletrocussão, inundação de pisos escorregadios e muitos mais. Portanto, deve-se prestar bem atenção ao escolher a mangueira certa para cada aplicação. Abaixo estão listados alguns tipos de mangueiras industriais específicas para os diferentes processos de exaustão:

Mangueira de extração de fumaça química:

Essas são as mangueiras de aparência mais intimidante nesta lista - você já viu aquelas longas mangueiras amarelas em uma zona contaminada? Elas ventilam com segurança os fumos químicos do processo. São mais usadas na indústria química e também na exaustão de automóveis, mas também podem ser encontradas na indústria alimentícia. Devido à sua importância no processo de transferência de produtos químicos perigosos, a sua qualidade é de extrema importância já que precisam ser resistentes a produtos químicos e à prova de gás. Dentre os diferentes materiais que compõem essas mangueiras temos: neoprene, PTFE, alumínio e borracha EPDM. 

Mangueira de Coleta de Pó:

Se o local de trabalho contém muita poeira, lascas e aparas de madeira, serragem ou mesmo gases, a coleta de poeira pode ajudar. Uma mangueira de coleta de poeira, também conhecida como mangueira de ventilação, atua como uma espécie de um grande aspirador de pó, sugando materiais soltos que podem ser irritantes ou até mesmo perigosos. A construção dessas mangueiras precisa levar em conta a abrasão que elas enfrentarão. Elas geralmente vêm em pesos médios ou leves e podem ser feitas de basicamente qualquer material, desde de PVC a poliuretano e borracha termoplástica. Se você e seus funcionários se encontrarem perto de muitos materiais finos, inalá-los pode danificar seus pulmões, por isso, para o seu bem e de sua equipe invista em uma Mangueira de Coleta de pó.

Mangueira de ventilação (duto industrial):

Uma mangueira de ventilação é outra mangueira baseada em extração. As mangueiras de ventilação removem gases, fumaça e qualquer outro tipo de poluente que você possa imaginar. Se sua empresa química, agrícola ou de manufatura muitas vezes se encontra cercada por produtos químicos perigosos, uma mangueira de ventilação pode ser adequada para você. Elas são feitas de tecido revestido, borracha termoplástica, polietileno, metal e PVC.

Este tipo de mangueira é muito semelhante à mangueira de extração de fumaça química. A maior diferença entre elas é que as mangueiras de ventilação são usadas para fins mais gerais – escapamento nocivo de veículos, contaminantes – enquanto as mangueiras de extração de fumaça química são usadas para produtos químicos tóxicos específicos.

Mangueira de ar:

As mangueiras de ar são usadas em máquinas pneumáticas, que são aquelas que operam por mudanças na pressão do ar. Elas devem suportar altas pressões para que não vazem ou danifiquem. Lubrificantes à base de óleo são frequentemente aplicados em mangueiras de ar, para suavizar o processo da máquina, devido a isso a borracha é frequentemente utilizada em sua construção, permitindo alta resistência/flexibilidade ao mesmo tempo em que é uma superfície de fácil lubrificação.

A Volta Correias em parceria com a Flexaust conta com uma linha completa de mangueiras destinadas aos mais variados processos envolvendo a exaustão industrial, trazendo aos seus clientes produtos com qualidade garantida! Para mais informações, fale conosco.