Desalinhamento de polias em correias transportadoras

Desalinhamento de polias em correias transportadoras

As polias precisam ser alinhadas corretamente para evitar o desgaste prematuro das correias transpotrtadoras e polias, aumento da vibração e instabilidade do acionamento. A seguir estão os tipos de desalinhamento:

Desalinhamento Paralelo: uma polia está fora do plano da outra polia, mas seus eixos são paralelos

Desalinhamento Angular: as polias estão no mesmo plano do sistema de acionamento, mas seus eixos não são paralelos.

Combinação dos dois desalinhamentos: as polias podem ser desalinhadas com uma combinação de desalinhamento paralelo e angular.

Sempre verifique o alinhamento das polias após tensionar a correia transportadora, pois às vezes durante o tensionamento, as polias podem se mover. Para verificar o alinhamento das polias, você pode usar uma ferramenta de alinhamento a laser ou uma régua de máquina.

Manuseio incorreto de correias transportadoras

O manuseio incorreto das correias também pode levar à falha prematura da correia. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao usar cintos:

As correias nunca devem ser forçadas nas polias. Se a correia estiver muito apertada para ser colocada no sistema de acionamento, remova uma das polias e instale a correia.

Ao trabalhar com correias transportadoras, nunca torça, dobre ou aperte as correias.

Ao substituir as correias em sistemas de acionamento, use conjuntos correspondentes. É uma boa prática substituir todas as correias em uma transmissão por correia, mesmo se a correia parecer em boas condições.