Cuidados com as mangueiras industriais

Cuidados com as mangueiras industriais

Mangueiras industriais são componentes muito importantes no transporte de substâncias. São peças flexíveis e de vários tipos e materiais diferentes, para se adequar a cada necessidade industrial. São utilizadas em quase todas as indústrias para o transporte de fluídos líquidos, sólidos ou gases de um local até o outro.

As mangueiras industriais possuem muitas vantagens em comparação com outros meios de transporte de fluídos, como tubulações rígidas por exemplo. Costumam ser componentes baratos e mais eficientes, possuem manutenção e instalação mais baratas e simples e são extremamente resistentes a situações adversas que ocorrem em ambientes industriais.

Porque as mangueiras industriais necessitam de cuidados?

Todos os componentes industriais necessitam de cuidados e manutenção. Para que as mangueiras industriais atinjam máxima durabilidade e todo potencial de desempenho, elas necessitam de manutenções e cuidados específicos.

Realizar as devidas manutenções nas mangueiras industriais pode evitar uma série de problemas, como perda inesperada do componente, acidentes que podem colocar em risco a segurança dos trabalhadores, pausa de produção, perda de rendimentos e muitos outros.

Quais os cuidados que devem ser tomados com as mangueiras industriais?

Ter um plano preventivo de manutenção fornece informações sobre cada mangueira do sistema individualmente, sendo possível rastrear a vida útil e o desempenho de cada uma, inspecioná-las com frequência, substituí-las com antecedência e identificar futuras substituições a serem feitas. Vale a pena ter um plano de manutenção! Confira algumas ações importantes quando se trata de cuidados com as mangueiras industriais:

 1 - Identifique todas as mangueiras:

Identifique cada mangueira, anotando informações como tipo, fluido, pressão e/ou temperatura, nome do fornecedor e suas informações de contato. Também pode-se anotar a data em que a mangueira foi instalada e programada para substituição.

2 – Acompanhe o ciclo de vida da mangueira:

Siga um cronograma de inspeções regulares nas mangueiras, examinando no intervalo de tempo recomendado pelo fornecedor. Busque por sinais de desgaste, como arranhões, cortes, corrosão, dobras e deterioração de forma geral. Esses sinais indicam que a mangueira deve ser substituída.

3 - Busque por sinais de sobrecarga:

Verifique se as mangueiras batem ou são pressionadas por outros componentes, se sofrem pulsações, se estão expostas a calor ou dispostas de forma que causem tensão indevida. Essas situações encurtarão a vida útil da mangueira e podem causar falhas.

4 - Tenha peças de reposição:

É uma boa prática manter algumas peças de reposição em estoque na empresa. Também sempre utilizar acessórios e componentes extras que sejam compatíveis com a mangueira.

Com esses cuidados e manutenções é possível aumentar a vida útil das mangueiras industriais, evitar perdas monetárias e assegurar a segurança de todos. Caso possua dúvidas sobre os cuidados que devem ser tomados com a mangueira utilizada em seu processo, entre em contato conosco. A Volta Correias possui a mangueira industrial perfeita para sua empresa!