Correias transportadoras são estruturas emborrachadas utilizadas em motores. Seu principal objetivo é mover objetos de um local para outro. Possibilita a movimentação de objetos pesados e/ou volumosos, a produção em grande escala e otimização de tempo. São muito utilizadas em toda indústria de produção e processamento nos mais diversos setores.
Composição
A primeira vista pode parecer que as correias transportadoras são constituídas apenas por borracha, porém a grande maioria são compostas por camadas diversas. A constituição envolve algumas camadas: o revestimento, a carcaça e as orlas.
O revestimento:
Responsável por cobrir a estrutura das correias, protegendo sua constituição interior.
Para saber mais sobre os materiais de revestimento veja outros dois artigos:
https://www.voltacorreiatransportadora.com.br/blog/diferentes-tipos-de-revestimentos-de-correias
https://www.voltacorreiatransportadora.com.br/blog/diferentes-tipos-de-revestimentos-de-correias-parte-2
A carcaça:
É uma estrutura resistente localizada no interior da correia, ou seja, é uma camada interna. Essa parte é responsável por promover resistência e estabilidade para as correias transportadoras.
As orlas:
Responsáveis por cobrirem as laterais da correia, também protegendo a estrutura interior.
Composição:
O tipo de material a ser utilizado na fabricação depende do objetivo e capacidade de cada correia transportadora. Os materiais de composição mais comuns são poliester, poliolefina, PU, PVC e silicone.
- O poliéster é ideal para aplicações nas indústrias alimentícias e na indústria de tabaco. É resistente a baixas temperaturas, óleos e gorduras minerais, abrasão e fluídos industriais. Também pode ser utilizado em equipamentos com roletes de diâmetros pequenos.
- A poliolefina é um material que não libera nitrogênio e compostos halogenados. Esse material está de acordo com os regulamentos da FDA e da UE. Confira algumas vantagens desse material:
- Fácil limpeza;
- Resistente a químicos,
- Baixa densidade;
- Boa aderência do material na correia;
- Fácil desprendimento do material transportado;
- Possibilita a aplicação de taliscas.
- O PU possui boa resistência à hidrólise e microrganismos, maior flexibilidade a baixas temperaturas, resistência à termo-oxidação e maior resistência a óleos e gorduras.
- O PVC possui grande variedade de formulações, como pvc anti-estático, resistente à chama, com diferentes graus de dureza e outros. É um material aprovado pela FDA e UE para utilização na indústria de alimentos e no setor agrícola. Também é resistente a químicos, óleos minerais e abrasão.
- O silicone é muito utilizado no setor de pastelaria e produtos aderentes. Possui qualidade alimentar FDA e UE. Veja mais algumas vantagens do silicone:
- Promove fácil liberação do produto transportado;
- Possui excelente propriedade anti-aderente e anti-aderente;
- Resistente a elevadas temperaturas, umidade, deformação por compressão, raios ultravioleta e óleos vegetais.
Sobre a Volta Correias
A Volta Correias atua há mais de 20 anos no ramo de fabricação de correias e perfis termoplásticos. Os produtos da Volta são desenvolvidos com as melhores tecnologias e matérias-primas específicas para as mais diversas aplicações. Entre em contato com a Volta para tirar dúvidas e saber mais!