Como resolver o desalinhamento da correia transportadora?

Como resolver o desalinhamento da correia transportadora?

As correias transportadoras

As correias transportadoras são itens de suma importância pra o setor industrial uma vez que são elas que realizam o transporte de materiais tanto leves quanto pesados, principalmente aqueles utilizados no setor de mineração. São elas que tornam o processo mais fluído, dinâmico e trazem melhora de tempo, economia e possuem o melhor custo-benefício para diversos segmentos.

Por esses e outros motivos, é fundamental ter atenção à manutenção correta para que a correia funcione sempre adequadamente e realize sua função com sucesso, evitando assim, perda de tempo e dinheiro. É relativamente fácil identificar quando ela não estiver funcionando corretamente pois ela terá ramificações incalculáveis em todo o sistema, trazendo prejuízos a diversas operações.

Desalinhamento da correia transportadora: um dos problemas mais comuns

Dentre muitos problemas que podem ocorrer em uma correia, um dos mais comuns é o seu desalinhamento que ocorre quando há um problema de rastreamento. Rastreamento é o processo de gerenciamento e alinhamento da correia no caminho correto e é fundamental para garantir o funcionamento e a saída do seu sistema sem problemas. O desregulamento, então, é quando algo dá errado neste caminho. Na maioria dos casos, isso significa que a correia escorregou para um lado ou outro e todo o sistema saiu do alinhamento.

Como solucionar o desalinhamento da correia transportadora

Os problemas de rastreamento podem ter origem em várias partes do sistema. Assim que seu cinto começar a se desarrumar, confira potenciais problemas como:

  1. Estrutura do transportador: se a estrutura do transportador estiver torta ou inclinada, pode estar desencaminhando a correia. Verifique sua estrutura de todos os ângulos para garantir que ela esteja nivelada e quadrada.
  2. Rolos retentores: Esses roletes criam mais tensão em sua correia e fazem contato com todas as polias do sistema. A tensão é crucial para o rastreamento, então seus roletes de retração devem se alinhar com sua estrutura e aplicar tensão suficiente à correia.
  3. Corte da correia: as correias transportadoras podem ser cortadas incorretamente durante a fabricação, tornando-as tortas. Não importa o quão bem o resto do seu sistema funcione, uma correia torta causará erros de rastreamento.
  4. Limpeza: O acúmulo na correia e nas polias pode fazer com que a correia oscile de uma forma ou de outra. Certifique-se de que todas as partes do transportador estejam limpas para garantir um funcionamento suave e evitar falhas.
  5. Coroas falsas: as correias transportadoras movem uma variedade de itens e, às vezes, o material pode prender ou ficar preso em uma polia. Você pode encontrar coroas no centro das polias finais que distribuem a força para cada lado da correia e ajudam a mantê-la no caminho certo. Se um pedaço de entulho se alojar em outra polia, isso pode criar uma coroa falsa e redistribuir o peso onde você não precisa. Verifique se as polias estão livres de detritos para evitar isso.

Para mais informações, conte com a Volta Correias. Trabalhamos nos mais variados segmentos industriais e com um portfólio completo de correias transportadoras. Entre em contato e fale com um de nossos atendentes!