Correias transportadoras são componentes utilizados para o transporte de produtos entre dois ou mais pontos dentro de uma indústria. Elas podem transportar os mais diversos produtos, como: grãos, alimentos, minérios, areia, etc. São componentes resistentes e com uma grande vida útil. Porém, para garantir que tudo funcione perfeitamente, é necessário realizar manutenções e cuidados nas correias transportadoras lonadas.
Sabe-se que realizar manutenções proativas das correias industriais evita perda monetária e produtiva nas indústrias. Mas como realizar a manutenção? Existem várias formas de manter o sistema transportador em bom estado. Basicamente, é necessário verificar proativamente os componentes do sistema para identificar e corrigir possíveis falhas antes mesmo de ocorrerem.
Verificação proativa
Um passo muito importante é observar dentro do sistema, o motor, as borrachas e as correias. Para isso será necessário retirar as tampas protetoras, mas é um passo necessário para identificar a condição dos componentes. Utilize uma lanterna para enxergar bem todas as partes internas do sistema. A seguir, procure por sinais evidentes de desgaste ou falhas.
A escolha de uma boa correia, que seja compatível com a aplicação, é importante. Pode parecer óbvio, mas ainda existem muitas aplicações rodando com componentes incompatíveis, sendo que existem melhores opções que possibilitam melhor funcionamento.
Manter a correia e o sistema de transporte limpo é uma das manutenções mais básicas. A limpeza evita a contaminação do produto transportado e acidentes, também promove uma linha de produção fluida e organizada.
Uma falha muito comum em sistemas de transporte é o desalinhamento da correia. O desalinhamento ocorre quando a correia escorrega para um lado ou outro, saindo do centro. Resultando em desalinhamento total ao longo do sistema de transporte, mau funcionamento e necessidade de parar o processo para corrigir.
Outras manutenções e precauções:
- Durante o transporte e armazenamento, a esteira transportadora lonada deve ser mantida limpa, evitar a luz solar, chuva, neve e fontes de calor. Também evitar o contato com ácidos, álcalis, óleos, solventes e outras substâncias que prejudiquem a correia;
- As correias transportadoras lonadas devem ser colocadas em rolos durante o armazenamento e não devem ser dobradas. Durante o armazenamento, as correias transportadoras devem ser giradas uma vez a cada estação;
- A velocidade de operação da correia não deve ultrapassar 5,0 m/s, e dar preferência a velocidades baixas durante o transporte de materiais grandes, pesados e abrasivos. Ao exceder a velocidade, a vida útil da correia transportadora será prejudicada;
- Para reduzir o impacto e o desgaste dos materiais na esteira transportadora, a direção de alimentação deve seguir a direção de funcionamento da esteira transportadora;
- Evite que os roletes fiquem cobertos pelo material, causando rotação ineficaz;
- Evite sobrecarga da correia transportadora.
Com essas dicas é possível estender ao máximo a vida útil das correias transportadoras lonadas. Caso sua empresa necessite de auxílio com manutenções ou outros assuntos, entre em contato com a Correias Volta.