Como escolher a mangueira de exaustão

Como escolher a mangueira de exaustão

O que são mangueiras de exaustão

Uma mangueira de exaustão de fumaça é um item de suma importância para múltiplas aplicações industriais, principalmente aquelas que que filtram altos níveis de fumos e outras emissões potencialmente prejudiciais como em oficinas mecânicas e fábricas de automóveis. Tudo isso pois, sua principal função é remover produtos químicos nocivos e vapores do equipamento para o sistema de filtragem de ar.

A mangueira é uma peça secundária para o sistema de filtragem principal maior, que dispersa os vapores com segurança. Se a mangueira de exaustão não estiver conectada a um sistema de filtração principal maior, ela não poderá transportar os vapores para uma área ventilada para dispersão segura. Nossas mangueiras de exaustão são ambientalmente resistentes, duráveis, flexíveis e úteis em uma variedade de aplicações que tornam o ar mais seguro e respirável. 

 

Dicas para escolher sua mangueira de exaustão

Na hora de escolher sua mangueira de exaustão, é necessário entender as demandas específicas de sua aplicação, até porque a implementação de uma mangueira que não é capaz de atender às necessidades de sua aplicação pode resultar em riscos de segurança, aumento de despesas, falha da mangueira e perda de tempo de produção. 

Por isso, separamos algumas dicas que devem ser consideradas para a melhor escolha de sua mangueira a fim de garantir que ela possa suportar as condições de trabalho:
 

  • Temperatura: escolha a mangueira com a classificação de temperatura adequada para garantir que ela suporte toda a operação de trabalho. Temperaturas extremamente quentes ou frias podem prejudicar a flexibilidade de uma mangueira, levar à descoloração ou rachaduras, ou até mesmo fazer com que ela endureça. As temperaturas internas e de impacto devem ser consideradas para que nenhuma delas sejam excedidas;
  • Pressão: há de se determinar o tipo de pressão para que a mangueira não estoure;
  • Tamanho: a mangueira escolhida deve possuir medidas apropriadas. Uma mangueira muito curta não pode expandir ou contrair adequadamente a pressão e a temperatura- mudanças causam estresse extra em acessórios e reforço. O dimensionamento incorreto também pode resultar em obstruções e acúmulo de material particulado;
  • Aplicação: definir o tipo de matéria que a mangueira transportara é a chave para determinar qual o melhor material. Também é importante levar em consideração as condições ambientais em que a mangueira será usada, onde será armazenada e se precisa atender a requisitos específicos do governo ou de outras autoridades. 

A Correias Volta 

Com mais de 20 anos no Brasil, a Volta Correias tem sua história marcada pela inovação e vanguarda no fornecimento de soluções para a indústria.

Contamos com um portfólio completo de mangueiras de exaustão. Confira a seguir e escolha a ideal para sua necessidade:

Entre em contato e saiba mais!