Como diagnosticar problemas comuns em correias transportadoras

Como diagnosticar problemas comuns em correias transportadoras

Alinhar e controlar uma correia transportadora é sempre um desafio comum para manutenção de instalações. Embora seu caminho seja fundamental para todas as operações, há muitos fatores que influenciam a capacidade de uma correia trabalhar corretamente.

 

1. Verifique se há produto, detritos e acúmulos

A inspeção de um transportador quanto a problemas mecânicos e de limpeza deve fazer parte da sua manutenção preventiva padrão.

A fonte mais comum de rastreamento incorreto é o resultado de produtos ou materiais básicos acumulados na parte inferior da correia transportadora ou polias. Freqüentemente, esse resultado pendente pode criar uma coroa ou parte elevada na polia, o que pode resultar no desalinhamento da correia transportadora para um lado ou outro.

 

2. Verifique se a estrutura do transportador está nivelada

Mudanças de produto e linha acontecem com frequência na indústria de panificação. Isso geralmente significa que os sistemas de transporte atuais são movidos ou modificados para atender aos requisitos de produção mais recentes. É durante este processo que uma esteira transportadora pode ficar desnivelada.

Quando uma correia transportadora está desnivelada, ela tende a se mover para um lado ou para o outro. Isso pode ser verificado usando um nível padrão. Certifique-se de verificar a estrutura e as polias também.

Certificar-se de que sua esteira esteja no esquadro. Simplesmente meça as dimensões de um canto ao canto oposto em cada lado do transportador. As medidas devem ser iguais. Não se preocupe se você estiver um pouco fora do esquadro, já que a maioria dos fabricantes fornece o que é conhecido como  hastes de esquadria  na parte inferior da esteira. Eles podem ser usados ??para puxar a estrutura de volta ao alinhamento.

 

3. Verifique se as polias finais estão no esquadro

Às vezes, as polias erradas são usadas para ajustar a correia. Este é um problema comum quando o transportador utiliza uma unidade central e configuração de rastreamento.

Comece verificando se cada polia está devidamente alinhada com a estrutura do transportador. Use apenas roletes de retenção e polias para fazer ajustes de alinhamento. Se possível, evite usar o rolo de acionamento para esse ajuste.

 

4. Verifique se a correia transportadora foi cortada em linha reta

Infelizmente, nem todas as correias que recebemos são cortadas e enviadas perfeitamente. Quando uma correia é cortada incorretamente, isso pode colocar um arco ou curva na correia, o que resultará em uma condição de rastreamento incorreto.

Se a correia não estiver alinhada corretamente durante o processo de união (entrelaçada ou sem fim), isso também pode causar uma condição de alinhamento incorreto. Se você suspeitar que este é o caso, remova a correia transportadora do transportador, coloque-a sobre uma mesa ou chão e veja se você percebe um arco ou curva na correia.

Se não estiver reta, a correia precisa ser substituída.