A importância da ventilação em Silos

A importância da ventilação em Silos

Silos são construções importantíssimas para a produção na indústria alimentícia, já que armazenam grandes quantidades de grãos. Eles são considerado um dos lugares mais críticos para se trabalhar, por isso exigem cuidados especiais. A NR-33, que fala sobre espaços confinados, tem o objetivo de garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores quando há o armazenamento de grãos em silos.

 

Mas o que é um espaço confinado?

Espaço confinado é qualquer área ou ambiente projetado para a não ocupação do homem de forma contínua, possuindo limites para entrada e saída, ventilação insuficiente e deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

É de suma importância que, antes de se iniciar um trabalho dentro de um silo, seja feita uma Análise Preliminar de Risco (APR), que consiste na avaliação dos riscos potenciais, suas causas, consequências e medidas de controle, garantido toda a segurança dentro do espaço.

O trabalho dentro de silos está sujeito a alguns acidentes, como a intoxicação, incêndios, explosões, afogamento, engolfamento e quedas de altura.

Dentre esses citados, o que mais ocorre é o de engolfamento e o que apresenta maior risco para a indústria é o de explosão.

Nos silos que são alimentados por grãos, existe um ambiente muito hostil ao trabalhador. Dentro deles, quando há pó em suspensão, pode ser gerada uma atmosfera explosiva, que é uma das situações mais críticas em um ambiente para os profissionais de segurança do trabalho.

A possibilidade da exposição por uma nuvem de pó está relacionada à dimensão das partículas, concentração, impurezas, concentração do oxigênio e fonte de ignição.

A concentração de oxigênio no interior dos silos deve ser medida antes da entrada dos trabalhadores, sendo muito importante também que, para cada tipo de material estocado, deve ser verificado o limite de explosividade.

Vale ressaltar que as poeiras acumuladas no local de trabalho e que ficam depositadas nos transportadores, elevadores e nos pisos também apresentam riscos de incêndio.

Isso ocorre quando o local onde ficam depositados essas poeiras está quente, aquecendo, assim, os grãos até o ponto de liberação dos gases de combustão que, na presença de uma fonte de ignição, dá início a um incêndio.

É de suma importância que sejam feitas auditorias nesses locais, verificando se o ambiente está seguro, pois até mesmo a ação de varrer o local que contém a poeira depositada podem trazer riscos de incêndio. Nesse caso, uma das melhores maneiras de realizar essa ação é utilizando aspiradores.

 

A importância da ventilação!

A ausência de ventilação, além de ser uma causa de risco a saúde do operário, pode gerar um ambiente propício a explosões, já que a ventilação deficiente ou inexistente potencializa os riscos.

O ar deve ser captado de forma limpa, livre de gases provenientes dos motores à combustão.

A ventilação capta os poluentes da fonte, antes que os mesmos se dispersem no ar do ambiente de trabalho, ou seja, antes que atinjam a zona de respiração do trabalhador.

O sistema de ventilação contínua é a medida mais eficiente para controlar atmosferas perigosas, em virtude da presença de gases, vapores tóxicos e inflamáveis e deficiência de oxigênio.

Além de renovar o ar, a ventilação auxilia no controle do calor e da umidade no interior dos espaços confinados.

Vale destacar que, ao dimensionar a ventilação de um ambiente confinado, deve-se considerar que mangueiras longas e curvas acabam reduzindo drasticamente a eficiência do sistema de ventilação.

Vale destacar que a instalação da ventilação no ambiente não dispensa o monitoramento contínuo da atmosfera do espaço.

Em 2021 a Correias Volta firmou uma parceria de distribuição exclusiva no Brasil com a Flexaust, uma empresa americana do grupo Schauenburg que fabrica soluções de mangueiras e dutos flexíveis e duráveis para aplicações industriais há mais de 80 anos, seguindo sua tradição de comercializar produtos de alta durabilidade e desempenho.

São mangueiras especiais da mais alta qualidade utilizadas em aplicações que envolvem a passagem e exaustão de ar, poeira, fumaça, gases tóxicos, materiais leves e particulados abrasivos, projetadas para entregar aos nossos clientes produtos inovadores que representam o melhor custo beneficio em sua aquisição.

Oferecemos a maior seleção de produtos, incluindo mangueiras de tecido revestido com espiral reforçada, mangueiras em poliuretano reforçadas com espiral normal e elástica, mangueiras de vácuo, e demais modelos fabricados em borracha termoplástica, neoprene, poliéster e tecido de vinil e de polietileno.

Dentre os principais mercados atendidos por nossas mangueiras, destacam-se o mercado de alimentos, com nossas mangueiras de grau alimentício, processamento de plásticos e embalagens, agrícola, extração de fumos e gases de soldas e de motores, recuperação de vapor de caminhões tanques, controle de energia estática em ambientes potencialmente explosivos como silos, madeireiros, usinas, dentre tantos outros.

Consulte um de nossos vendedores, ou nosso departamento técnico para maiores informações e suporte na especificação do produto mais adequado à sua aplicação.

 

Fonte: https://instrumentacaoecontrole.com.br/armazenamento-de-graos-em-silos/